Textos
Bulimia Nervosa
Na Bulimia Nervosa, a pessoa tem episódios de compulsão alimentar, ingerindo em um curto período de tempo (por exemplo, dentro de um período de 2 horas), uma grande quantidade de comida maior do que o que a maioria das pessoas comeria em um período de tempo e em circunstâncias semelhantes. Há uma sensação de perda de controle sobre o que ou o quanto se está comendo durante os episódios. Como na anorexia nervosa, a pessoa também utiliza comportamentos perigosos (prática de exercícios físicos em excesso; vômitos, laxantes e diuréticos) para evitar o ganho de peso.
A pessoa sofre por não aceitar sua forma física e seu peso corporal; e se sente culpada por não conseguir se controlar ao comer.
Um tratamento multidisciplinar com psicólogo, psiquiatra e nutricionista, especializados nesse tipo de transtorno é a forma mais adequada para se ter bons resultados. Na psicoterapia um dos objetivos é entender quais são os “gatilhos” que levam a cada episódio de compulsão alimentar e aprender a lidar com eles de forma mais saudável.
Fabiana Hatada Iguchi
Psicóloga Cognitivo-Comportamental
E-mail: figuchi@hotmail.com
Fonte: DSM-5.