Textos
Estresse

     O estresse é o desgaste físico e mental  que ocorre em resposta aos estímulos internos e externos. Podemos nos estressar por coisas boas e ruins, ou seja, tudo que leva a uma mudança e gera um esforço para nos adaptar ao novo é um estressor (objeto do estresse) como por exemplo:  mudar de colégio, um emprego novo, dirigir, viajar, casar, o nascimento de um filho, discutir com um colega de trabalho, ser demitido, o término de um relacionamento amoroso, ser assaltado, a morte de uma pessoa próxima, etc.

O problema é quando não conseguimos nos adaptar ao estressor, o desgaste físico e mental aumenta, levando muitas vezes ao adoecimento. 

 

     Alterações de humor, tensão muscular, sensação de cansaço frequente, problemas de concentração, atenção e memória, falta de interesse pelas coisas, alterações de sono e apetite são alguns dos sintomas ligados ao estresse.

 

     Aprender ou desenvolver as nossas habilidades psicossociais para lidar com os estressores diários de uma forma mais saudável é um dos objetivos que podem ser alcançados na psicoterapia.

 

 

Fabiana Hatada Iguchi

Psicóloga Cognitivo-Comportamental

E-mail: figuchi@hotmail.com

 

 

Fonte: DSM-5.

@iguchipsicologia

® Fabiana H. Iguchi

R. Itapeva,518 Bela Vista São Paulo - SP.

Iguchi Psicologia